No município de Barbalha, a Guarda Municipal foi criada por Lei no primeiro mandato do atual prefeito Zé Leite, mas, até hoje, a implantação não saiu do papel. Diante de casos de depredação do patrimônio público, o debate sobre a instalação do órgão foi retomado. O esperado é que, ainda este ano, a Prefeitura realize concurso público e efetive a instituição.
De acordo com o capitão L. Rodrigues, a Polícia Militar em Barbalha conta com efetivo de 100 homens, que também dão cobertura aos municípios de Jardim, Missão Velha e Abaiara. “A PM tem feito combate maciço com relação ao tráfico de entorpecentes e em cima dos roubos. Inclusive, procuramos dar uma resposta imediata, também, na condução dos homicídios”, enfatiza.
Um município com área de 100 km 2 e população de 4.626 habitantes e situado a uma distância de 53 quilômetros em relação a Juazeiro do Norte, Granjeiro se constitui no mais tranqüilo do Cariri. Neste sábado, dia 14 de fevereiro, completa exatamente cinco anos do último homicídio ali registrado e durante um carnaval. A vítima foi o jovem motorista Luiz Rafael Dias de Oliveira, de 25 anos, que era filho do ex-vereador Joaquim Dias de Oliveira, o Quinco Dias.
O crime aconteceu durante um conflito quase generalizado na orla do Açude Junco imediações da Churrascaria do “Zé Ramalho”. A polícia esteve no local apreendendo uma arma de fogo e uma motocicleta. Durante discussão, o rapaz foi atingindo por dois tiros de revólver na cabeça e tórax, sendo que este último projétil perfurou o pulmão e o coração causando a morte de Rafael no local. Já o seu irmão e vereador em Granjeiro, Carlos Alberto Dias de Oliveira, de 20 anos, foi alvejado na perna direita.
Na época, a polícia descobriu que os acusados residiam em Juazeiro e Caririaçu os quais terminaram presos momentos depois. O representante comercial Lairton L. Pereira, de 19 anos, residente no bairro São José; o auxiliar de produção Francisco L. M. Soares, de 22 anos; e o ferramenteiro Fábio S. Morato, de 25 anos, ambos residentes no bairro Novo Juazeiro, todos em Juazeiro, além do agricultor Abraão M. Ferreira, de 28 anos, residente no Sítio São Lourenço em Caririaçu, estariam envolvido no conflito.
O quarteto foi levado para Várzea Alegre, pois populares tentaram tomar os suspeitos diante do desejo de linchamento. Em meio a confusão várias pessoas foram agredidas a murros e pauladas, bem como após a prisão dos acusados na tentativa de vingança. Saíram lesionados no entrevero Simão P. G. Ferreira, de 20 anos, residente no Sítio São Lourenço, e Isaac G. Ferreira, de 21 anos, irmãos de Abraão que pilotava a moto Honda Fan preta e placa HXY-4763, que estava com o grupo. Podem ter certeza de uma coisa a cidade de Barbalha não só já precisa de gurdas municipais como tem uma urgência urgentíssima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário