Dois alunos da Apae/Crato na sessão da Câmara |
Direção, funcionários, colaboradores e alunos da Apae/Crato fizeram uma manifestação pelas ruas centrais da cidade, na manhã desta segunda-feira, com o intuito de sensibilizar a sociedade para as dificuldades que a instituição passa, correndo o risco até de fechar as suas portas. Em seguida, os manifestantes ocuparam as instalações da Câmara Municipal do Crato, no momento em que se realizava a sessão ordinária. O Presidente do Poder Legislativo - Vereador Pedro Alagoano (PSB) de imediato parou os trabalhos da pauta do dia e abriu espaço para a diretora executiva da Apae fazer suas reivindicações.
Socorro Alves - diretora da Apae |
Socorro Alves, mais uma vez, contou como se encontra a instituição, que só de dívida com prestadores de serviço, soma mais de R$ 160.000,00 (Cento e Sessenta Mil Reais). Ele chamou a atenção dos Poder Público para juntamente com a sociedade se mobilizar e solucionar o problema, que pode levar a Apae a fechar suas portas, ocasionando um prejuízo social e moral mensurável para o município. Socorro Alves pediu ao Poder Executivo que acelere as negociações para concretização do convênio com a Secretaria de Saúde, bem como pediu a sociedade para ajudar a instituição através da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato - Saaec. A diretora garantiu que realiza a prestação de contas anualmente, através de um relatório apresentado ao público, através do site da Justiça. Segundo Socorro, mensalmente todas os órgãos parceiros recebem a prestação de contas de tudo que é arrecadado pela Apae.
Vereador Pedro Alagoano (PSB) ao lado da vice presidenta - Nágela Rolim e na Tribuna, a diretora da Apae |
O Vereador Pedro Alagoano - Presidente da Câmara sugeriu a realização de uma audiência pública, marcada para o próximo dia 10, a partir das 9hs, na Câmara. A proposta de Alagoano é unir as forças de todos o poderes e da sociedade com o objetivo de solucionar a crise que vive hoje a Apae.
Vereador Amadeu de Freitas (PT) |
O Vereador Amadeu de Freitas (PT) fez diversos questionamentos sobre a prestação de contas da Apae, como os valores que se arrecada, os investimentos, quais os parceiros, quanto deve, a quem deve e a publicação deses números. Ele disse que não concorda em fechar a instituição e sugeriu que a mesma se readeque a sua realidade financeira, realizando apenas o possível, que não lhe cause dívidas.
Vereador Fernando Brasil (PSB) |
O vereador Fernando Brasil (PSB) solicitou a direção da Apae que lhe apresenta um relatório dos valores e repasses do convênio Município/Apae, durante os oito anos da Administração Samuel Araripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário