segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Saúde alimentar Conheça todos os benefícios do abacate




Abacate, poderoso verde. (Foto: Reprodução)

Como muitas plantas, o abacateiro é, sem dúvida, uma árvore dadivosa. Quem tem um pé de abacate não passa fome, ou muito melhor, está com um verdadeiro cardápio da saúde alimentar. Quem não tem, problema algum. A fruta pode ser encontrada todos os meses do ano nas feiras e supermercados.

Rico em vitaminas, fibras e gordura (a boa gordura, diga-se), previne doenças cardíacas, o diabetes e auxilia na manutenção da glicemia de quem já é diabético; possui ação anti-inflamatória, combate o envelhecimento precoce, também agindo contra acne, rugas e celulite. Com tantas qualidades, parece remédio, mas é fruta mesmo. E das boas.

A textura encorpada e cremosa faz do abacate uma refeição. Mas o seu ácido oleico (o mesmo óleo saudável encontrado no azeite de oliva) traz a sensação de saciedade - por essas e outras, a fruta é aliada de quem quer emagrecer e ter bom Índice de Massa Corpórea (IMC).

E olha que o abacate passou um tempo caluniado como ´fruta que engorda´. Ele baixa a carga glicêmica (taxa de açúcar no sangue) da refeição e reduz a inflamação das células, entendendo-se daí que deposita menos gordura no corpo.

Se nenhuma das benesses de saúde dão água na boca, bata um bom abacate no liquidificador com água ou leite e derrame num copo ao seu gosto. A bebida verde cremosa - quem cresceu no Interior já ouviu antes um "tome logo isso, menino" - é única. Seja na forma de ´vitamina batida´ ou em temperados (é famosa a guacamole, de origem mexicana), o abacate é boa pedida em prato doce ou salgado.

Cardiovascular
"É uma fruta rica em ácidos graxos insaturados (ácido oleico), vitaminas (A, complexo B, especialmente B6, C e E), minerais (fosfato, potássio, magnésio e, em menor quantidade, o ferro), fibras, esteróis, proteínas, beta-sitosterol, glutationa, luteína. O maior destaque dentre os benefícios do abacate é proteger a saúde cardiovascular", destaca a nutricionista Jocikelma Ferreira.

Isso porque o consumo da fruta proporciona uma diminuição na concentração de colesterol LDL (o mau colesterol) e aumenta a concentração de colesterol HDL (o bom colesterol). Além disso, possui um ótimo perfil antioxidante, evitando danos às células do corpo. "Mais estudos ainda são necessários, porém, alguns pesquisadores já encontraram efeitos positivos do consumo de abacate na prevenção do câncer de cólon, próstata e mama. Isso porque, além de ter um ótimo perfil antioxidativo, o abacate possui compostos que proporcionam a morte dessas células cancerosas", diz a especialista.

Não foram identificadas restrições para consumo por crianças. O que se sabe é que pessoas com problemas renais, principalmente com restrição do consumo de potássio, devem ter cautela, já que a fruta é rica nesse mineral.

Abacates são carregados com fibra, podendo contribuir para a perda de peso combatendo picos de açúcar no sangue. Uma porção de 100g da fruta contém 7 gramas da fibra, que representa 27% do valor diário recomendado.

Até o caroço
No consumo de abacate, é comum o uso praticamente exclusivo da polpa, mas os micronutrientes da casca e da semente não justificariam o descarte. "Estudos sugerem a utilização destes dois resíduos como fontes de antioxidantes naturais para aplicação na indústria de alimentos em substituição aos antioxidantes sintéticos", explica Jocikelma.

É exatamente o que aponta pesquisa do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), na Universidade de São Paulo (USP). "Casca e semente de abacates podem ser introduzidos na forma de extrato em pó em produtos alimentícios", explica a agrônoma Maria Augusta Tremocoldi.

Se é para aproveitar tudo o que o abacate oferece, bom usufruir do "conjunto da obra". O óleo, extraído da polpa, também tem fins alimentícios. Afora a dificuldade de separação do conteúdo lipídico (devido ao alto teor de umidade), o líquido ainda tem importantes funções para usos terapêuticos, dermatológicos e medicinais.

Cosmético
Como função cosmética, hidrata a pele, ajuda na proteção dos raios solares e pode ser usado no retardamento de rugas e celulites, melhorando o metabolismo e estimulando a produção de colágeno. Tanto o uso interno quanto externo das benesses do abacate podem contribuir, certamente, para uma vida mais saudável.

Saiba mais
Nome
Abacate é o fruto do abacateiro, chamado Persea americana. Existem mais de 500 tipos no Mundo, com várias formas e cores (de verde para preto). O mais popular no Brasil é chamado abacate Hass. Podem pesar de 220 gramas a 1,4 kg

Potássio
Abacates são muito ricos em potássio, chegando a concentrar mais do que a banana, mais conhecida por ter esse nutriente. O alimento também tem alto teor de gordura, representando 77% das calorias presentes

Câncer
Além do perfil antioxidativo, o ácido oleico contido na fruta reduz inflamação nas células e atua na morte de células cancerosas. Estudos apontam eficácia contra câncer de mama e próstata

Colesterol
Enquanto a maioria das frutas é rica em carboidratos, o abacate é rico em gorduras saudáveis. Segundo estudos, seu consumo contribui na redução de triglicérides do sangue em até 20%, com diminuição do colesterol LDL em até 22% e aumento do colesterol HDL (o colesterol " bom") em até 11%

Confira receitas com abacate, indicadas pela nutricionista Jocikelma Ferreira no link:http://bit.ly/abacatevida
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário