Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19), na Secretaria de Cultura e Turismo em Barbalha, autoridades ligadas aos órgãos de proteção ambiental, poder público e capitão do pau da bandeira, discutiram sobre o georreferenciamento, ou seja, estabeleceram acordos e firmaram datas, para que sejam realizadas as tarefas dentro das normas, entre o ICMBIo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e capitão do Paul da bandeira.
No encontro contou com as presenças do representante do órgão ambiental – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, Dr. Paulo Maier; a secretária de Meio Ambiente, Polyana Silva Coimbra Cruz; secretário de Cultura e Turismo, Antônio de Luna e o capitão do Pau da bandeira, Rildo Teles. As autoridades estão providenciando com antecedência, todo um processo para o corte do pau da bandeira, com o georreferenciamento das arvores que possam a vir ser, o mastro da bandeira nos próximos cinco anos. Para a secretária Polyana Silva Cruz, já tinha acontecido um primeiro encontro com o ICMBio, já para discutir esse processo de corte do pau da bandeira para os anos vindouros, e esse segundo encontro em Barbalha, faz fortalecer cada vez mais, as normas entre as autoridades ligadas aos órgãos de proteção ambiental, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o poder público e representantes do pau da bandeira. O secretário de Cultura Antônio de Luna, disse que este foi um encontro que se fortaleceu com as discussões entre os representantes de cada órgão e entidades responsáveis por todo processo desde o corte da árvore, até o carregamento, e na verdade, estar havendo uma antecipação de acordos, dentro da legalidade. Para o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Paulo Maier, na realidade foi um acordo que estabeleceu entre as partes interessadas, inclusive o ICMBio, que autoriza o processo de corte da árvore e de um calendário que oferece tranqüilidade as partes envolvidas. Nesse encontro, ficou definido que a autorização de todo processo do corte da árvore do pau da bandeira seja para os próximos cinco anos.
(Veja as datas de todo processo para vistoria da área de corte e definição de arvores, parecer técnico, emissão para autorização, corte e carregamento do pau da bandeira).
Data para vistoria da área de corte e definição de arvores será dia 4 de marca; Parecer técnico para autorização do corte será dia 12 de março; Emissão para autorização direta para os próximos 5 anos, será dia 13 de março; Data para o corte da arvore do 1º ano, será dia 15 de maio e dia do cortejo do Pau da bandeira este ano será dia 31 de maio.
Haverá também, vistoria após corte da arvore, dia 17 de junho; data para parecer técnico após corte será dia 23 de junho e emissão do relatório com orientações, recuperação da área do 1º ano será dia 24 de junho.
Por:GT
FONTE: CN CARIRI
Nenhum comentário:
Postar um comentário